Possíveis respostas as perguntas secundárias

1.      O que podem ser considerados jogos digitais?
Conforme o autor "Schuytema" jogos digitais são um conjunto de atividades que possuem regras e que são criados em um ambiente virtual, computador ou aparelho eletrônico, como vídeo games, tablets, celulares, entre outros. os jogos são um exercício lúdico formadas por ações e decisões que devem ser tomadas por seus jogadores. Estes games contextualizam as ações e decisões do jogador, fornecendo a ambientação adequada à narrativa do jogo, enquanto as regras definem o que pode e o que não pode ser realizado, bem como as conseqüências das ações e decisões do jogador. Além disso, para o autor , as regras do jogo fornecem desafios a fim de dificultar ou impedir o jogador de alcançar os objetivos estabelecidos.
2.      Como os jogos digitais podem aproximar a criança/adolescente da aprendizagem?
 As crianças/adolescentes fora da escola estão acostumadas com o contato constante com mídias digitais, e isso de certa forma influencia muito na vida delas, podemos perceber que eles possuem facilidade de aprender através de mídias digitais. na escola os jogos quando bem elaborados, podem prender muito bem a atenção do aluno e ajudam a fazê-lo entender aquilo que não aprenderam da forma tradicional.
3.      Que pontos negativos podemos encontrar nos jogos digitais?
De acordo com Alves (2014, p.65), seria a violência um fenômeno tão simples de ser analisado? A interação com imagens violentas pode levar os sujeitos a reproduzirem estas cenas no cotidiano?
Hoje este discurso foi atualizado para jogos eletrônicos considerados violentos, que aparecem na mídia como responsáveis por comportamentos hediondos cometidos por adolescentes, que supostamente, são influenciados pelo ambiente dos jogos para matar pessoas próximas ou desconhecidas.
"A violência se constitui em um fenômeno complexo que envolve, ao mesmo tempo, questões sociais, econômicas, culturais, políticas e afetivas." ( Alves, 2004, p.66)
4.      Quais os estilos de jogos digitais preferidos?
Foi feita uma pesquisa com crianças de 3 até 6 anos, na zona norte de Caxias do sul
De 10 crianças entrevistadas de 3 a 4 anos, 4 não conhecem nenhum tipo de jogos de mídia digital, apenas assistem vídeos infantil no celular de seus pais.
As 6 de mais crianças jogam jogos de vídeo game GTA, encontrado no vídeo game e também o coelho sabido, que encontramos na internet.
De 10 crianças entre 5 e 6 anos, 3 jogam GTA, ASSASSIN’S CREED, UP, BOLT, todos esses são encontrados em CD para ser jogado no vídeo game.
5 crianças jogam jogos online na internet, como por exemplo no site do Play Kids, sitedegames.com, entre outros.
E 2 crianças relataram que seus pais não há deixam ter esse tipo de experiência, pois acham as mídias digitais prejudiciais a vida dessas crianças.

Referências:
LUCCHESE, Fabiano; RIBEIRO, Bruno. Conceituacao de jogos digitais. Sao Paulo, 2009.
<http://www.revistaeducacao.com.br/aprendizado-em-jogo/> Acessado em 01.04.17
<http://bloguinfo.blogspot.com.br/> Acessado em 04.04.17
<http://oowned.blogspot.com.br/2012/04/glossario-generos-subgeneros-e-estilos.html> Acessado 19.04.17
<https://www.facebook.com/influjogosdigitais> Acessado 20.04.17
<https://prezi.com/juv7nvevxrad/pesquisa-de-analise-do-projeto> Acessado em 01.04.17

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