Possíveis respostas as perguntas secundárias
1. O
que podem ser considerados jogos digitais?
Conforme
o autor "Schuytema" jogos digitais são um conjunto de atividades que
possuem regras e que são criados em um ambiente virtual, computador ou aparelho
eletrônico, como vídeo games, tablets, celulares, entre outros. os jogos são um
exercício lúdico formadas por ações e decisões que devem ser tomadas por seus
jogadores. Estes games contextualizam as ações e decisões do jogador,
fornecendo a ambientação adequada à narrativa do jogo, enquanto as regras
definem o que pode e o que não pode ser realizado, bem como as conseqüências
das ações e decisões do jogador. Além disso, para o autor , as regras do jogo fornecem
desafios a fim de dificultar ou impedir o jogador de alcançar os objetivos
estabelecidos.
2. Como
os jogos digitais podem aproximar a criança/adolescente da aprendizagem?
As crianças/adolescentes fora da escola estão acostumadas
com o contato constante com mídias digitais, e isso de certa forma influencia
muito na vida delas, podemos perceber que eles possuem facilidade
de aprender através de mídias digitais. na escola os jogos quando bem
elaborados, podem prender muito bem a atenção do aluno e ajudam a fazê-lo
entender aquilo que não aprenderam da forma tradicional.
3. Que
pontos negativos podemos encontrar nos jogos digitais?
De
acordo com Alves (2014, p.65), seria a violência um fenômeno tão simples de ser
analisado? A interação com imagens violentas pode levar os sujeitos a
reproduzirem estas cenas no cotidiano?
Hoje
este discurso foi atualizado para jogos eletrônicos considerados violentos, que
aparecem na mídia como responsáveis por comportamentos hediondos cometidos por
adolescentes, que supostamente, são influenciados pelo ambiente dos jogos para
matar pessoas próximas ou desconhecidas.
"A
violência se constitui em um fenômeno complexo que envolve, ao mesmo tempo,
questões sociais, econômicas, culturais, políticas e afetivas." ( Alves,
2004, p.66)
4. Quais
os estilos de jogos digitais preferidos?
Foi
feita uma pesquisa com crianças de 3 até 6 anos, na zona norte de Caxias do sul
De
10 crianças entrevistadas de 3 a 4 anos, 4 não conhecem nenhum tipo de jogos de
mídia digital, apenas assistem vídeos infantil no celular de seus pais.
As
6 de mais crianças jogam jogos de vídeo game GTA, encontrado no vídeo game e
também o coelho sabido, que encontramos na internet.
De
10 crianças entre 5 e 6 anos, 3 jogam GTA, ASSASSIN’S CREED, UP, BOLT, todos
esses são encontrados em CD para ser jogado no vídeo game.
5
crianças jogam jogos online na internet, como por exemplo no site do Play Kids,
sitedegames.com, entre outros.
E
2 crianças relataram que seus pais não há deixam ter esse tipo de experiência,
pois acham as mídias digitais prejudiciais a vida dessas crianças.
Referências:
LUCCHESE, Fabiano; RIBEIRO, Bruno. Conceituacao de jogos digitais. Sao Paulo, 2009.
<http://www.revistaeducacao.com.br/aprendizado-em-jogo/>
Acessado em 01.04.17
<http://bloguinfo.blogspot.com.br/>
Acessado em 04.04.17
<http://oowned.blogspot.com.br/2012/04/glossario-generos-subgeneros-e-estilos.html>
Acessado 19.04.17
<https://www.facebook.com/influjogosdigitais>
Acessado 20.04.17
<https://prezi.com/juv7nvevxrad/pesquisa-de-analise-do-projeto>
Acessado em 01.04.17
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