Pergunta principal "Como os jogos digitais influenciam na aprendizagem escolar?"





          Síntese


                  Todo jogo deve ser explorado para ser compreendido.

           Atualmente, estão disponíveis no mercado games que possuem uma ótima qualidade gráfica, efeitos sonoros realistas, boa jogabilidade e uma história aparentemente interessante. Entretanto, ao observar o seu uso por crianças e adolescentes é possível perceber que em certo momento, acabam tornando-se entediantes. Outro fator de desinteresse pode estar vinculado ao tipo de jogo que é disponibilizado para a faixa etária, pois muitas vezes, sob o título de “jogo educacional”, acaba por apresentar um conteúdo curricular fechado, com pouco espaço para a investigação, para a descoberta, para o desafio, para a diversão, características fundamentais de um game que busca envolver o sujeito no jogo.
           Assim, no contexto educacional, para que os jogos digitais possam contribuir com a prática docente, impulsionando-a, por meio de novas possibilidades de acesso a informação e construção do conhecimento, de forma desafiadora e lúdica, a fim de que os estudantes sintam-se cada vez mais motivados a interagir com essa tecnologia, os professores precisam estar cientes de certas características que os jogos devem possuir para que não percam sua identidade enquanto “game”, preservando, dessa forma, a atratividade e interesse que os games despertam  na criança e no adolescente. De outra forma, eles podem sentir-se enganados ao perceber que sob o título de “jogo”, esconde-se os velhos exercícios desinteressantes da sala de aula, conhecidos por todos nós que frequentamos a escola.
             A partir do que foi apresentado, é possível compreender a importância e o lugar que os games podem ocupar no contexto educacional atual, onde os sujeitos da aprendizagem  são “nativos digitais” e, portanto estão familiarizados e apreciam a interação com diferentes tipos de tecnologias digitais, incluindo games.
            Um dos  maiores desafios para o uso de games na educação está justamente na formação docente, pois é necessário primeiramente que esse docente se “naturalize” nesse mundo digital, a fim de que possa melhor compreender as potencialidades que representam para repensar os processos de ensinar e de aprender, incluindo as metodologias e práticas pedagógicas que podem ser desenvolvidas a partir do uso desses novos meios, pois de outra forma podemos estar falando simplesmente numa novidade na educação e não numa inovação educacional, tal como desejamos.
            Não se deve deixar de utilizar giz e quadro negro para se utilizar um data show e slides se com esta mudança também não mudarem os paradigmas. Cabe aos professores conscientizarem-se deste necessidade e compreenderem como as tecnologias digitais podem colaborar para esta evolução.

Comentários

Postagens mais visitadas